CI

MT: extrativistas de borracha receberam R$ 150 mil

A operação garantiu preço mínimo a 49 extrativistas no Estado


Foto: Apabor

A cadeia do extrativismo da borracha natural no Mato Grosso recebeu mais de R$ 154 mil em subvenções pagas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com esse recurso foram subvencionadas, por meio da Política de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), aproximadamente 49 toneladas do produto. A operação garantiu preço mínimo a 49 extrativistas dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Juara, Porto dos Gaúchos e Aripuanã.

O coágulo do látex, ou cernambi, é a única matéria prima para a produção da borracha natural. A extração da matéria prima é realizada por meio da sangria do látex de seringueiras adultas. No Estado a cultura da seringueira ocupa uma área de 20 mil hectares, cultivados em mais de 15 municípios. 

Agricultura familiar

Também em Mato Grosso a Conab atuou no fortalecimento da agricultura familiar a partir do apoio à comercialização da produção concedido em 2020 pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, os projetos contratados irão receber 5,5 milhões pelo fornecimento de mais de 2 mil toneladas de alimentos à rede socioassistencial local. Os recursos beneficiam 958 famílias de agricultores vinculados à cooperativas e associações de agricultura familiar.

As propostas serão executadas ao longo deste ano e os alimentos produzidos por eles como abacaxi, abóbora, abobrinha, banana maçã, batata doce, mamão formosa, melancia, milho verde, raiz de mandioca e tangerina ponkan entre outros, serão destinados a organizações da rede socioassistencial de 28 municípios mato-grossenses. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional sejam amparadas pela medida.

*Informações da Conab

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.