MT: Justiça determina que feirantes comprovem qualidade de produtos
CI
Agronegócio

MT: Justiça determina que feirantes comprovem qualidade de produtos

Cerca de 70% dos feirantes já se adequaram
Por:
Cerca de 70% dos feirantes já se adequaram
 
A Justiça de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, determinou que os produtos vendidos nas feiras tenham um selo que comprove a controle sanitário dos produtos. A medida tem a pretensão de garantir a qualidade do produto ao consumidor. Os feirantes tiveram um prazo de 90 dias, que encerrou no dia 30 de setembro, para se adequarem às normas.

Celso Machado Vasconcelos abate aproximadamente 60 frango por semana. Ele e sua família comercializam a carne há mais de 20 anos. O produtor espera a visita da vigilância sanitária para uma inspeção. "Aqui era desorganizado. Agora adequamos as exigências da vigilância sanitária. Então está tudo higienizado, como eles pediram", afirmou.

Outros feirantes tiveram que encontrar uma saída diferente para continuar vendendo. Alguns decidiram abater e colocar o selo. "Quem ganha somos nós, o feirante e o consumidor", disse o dono de um frigorífico, Vitor Alexandre Valererio.

Já outros optaram por comprar a carne, com é o caso de José Sabino dos Santo. "Achei melhor trabalhar com porcos dos frigoríficos, já recebo com corte certo. O consumidor reclama mas temos que cumprir a lei", frisa.

De acordo com o presidente do Sindicato do Feirantes de Tangará da Serra, Josivaldo Pereira Rodrigues, grande parte dos produtores já estão atendendo as exigências. "Cerca de 70% dos feirantes já se adequaram, mas tem muita gente deixando de comercializar leite e carne por causa disso, pois nem todos tem condições de arcar com os custos e não temos apoio de ninguém", informou.

Caso haja descumprimento o produto será apreendido. A exigência faz parte do código de postura do município.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink