CI

MT: plantio de soja vai a 83%

No começo da semeadura a falta de umidade deixou o ritmo mais lento


Foto: Marcel Oliveira

Na última semana o plantio de soja em Mato Grosso atingiu 83% da área. O avanço de quase 30 pontos percentuais em relação à semana anterior é um recorde histórico, conforme apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Nos últimos cinco anos, nesta época, a média da semeadura estava em 81,75% da área. No entanto quando comparado ao ano passado o ritmo está abaixo. Na safra 19/20 já havia 91,55% da área semeada. 

No começo da semeadura a falta de umidade deixou o ritmo mais lento mas com a volta das chuvas houve recuperação da janela. O cenário no maior estado produtor da oleaginosa é de mais lavouras em fases iniciais de desenvolvimento em função do atraso no começo das atividades.

A expectativa de área se mantém em 10,30 milhões de ha. Já a produtividade continua estimada em 58,03 sc/ha, valor 1,81% abaixo da última temporada. A produção esperada continua em 35,87 milhões de toneladas, valor 1,31% acima da safra 19/20, segundo a Conab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.