CI

MT: preço da soja bateu recorde

Entre os motivos estão a valorização do dólar impulsionada pelo Covid


Foto: Eliza Maliszewski

De acordo com o último boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) o estado de Mato Grosso encerrou o ano com alta de 65,75% no preço da saca de soja. O valor médio ficou em R$ 111,06/ saca, com picos que chegaram até R$ 170. 

O valor anual é considerado um recorde. Entre os motivos estão a valorização do dólar impulsionada pelo Covid, altas em Chicago e fortes demandas interna e externa. O prêmio para a soja no porto de Santos (SP) acumulou alta de 50,51%, movida pela forte procura pela soja brasileira em 2020.

Os preços atrativos observados no decorrer do ano para os subprodutos fizeram com que o esmagamento acumulasse alta de 5,23% ante o ano passado, totalizando 9,65 mil toneladas até novembro. A alta nos preços, atrelada à forte demanda pela soja neste ano, fez com que a área plantada estimada apresentasse avanço de 3,21% em relação ao ano passado, informa o Imea.

Na safra 19/20 o estado teve as maiores produtividades e produção: 59,09 sc/ha e 35,40 milhões de toneladas, respectivamente. Até novembro Mato Grosso exportou mais de 22 milhões de toneladas da oleaginosa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.