CI

MT: preços históricos da soja levam produtor a adiantar negociações, diz IMEA

O dólar valorizado e a forte demanda chinesa impulsionaram os preços da soja no mercado interno


Foto: Pixabay

O dólar valorizado e a forte demanda chinesa impulsionaram os preços da soja no mercado interno e levaram os sojicultores a adiantar as negociações. Até o final de setembro, mais de 99% da oleaginosa disponível já havia sido comercializada em Mato Grosso.

“Como ainda faltam três meses para o início da nova colheita, o baixo estoque no Estado, aliado a fatores de oferta e demanda mundial, está levando à valorização da soja, que alcançou média de R$ 166,78/saca na última semana. Para se ter uma ideia, os valores já estão acima do dobro do visto no mesmo período de 2019, levando as cotações internas em Mato Grosso a patamar superior aos de Paranaguá (PR), algo ainda não visto no país”, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim semanal da soja de Mato Grosso.

“Porém, é importante destacar que pouco produto foi negociado nestes níveis de preço. Aliás, até dezembro do ano passado -quando havia 50% da soja negociada –os preços estavam abaixo de R$ 70/saca, o que mostra que esta alta pouco chegou ao bolso do produtor”, conclui o instituto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.