CI

MT: produtores devem colher 41% a menos de algodão

Estado deve colher 632 mil toneladas


O novo boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que a alta incidência de chuvas durante a época de plantio do algodão atrapalhou o desenvolvimento das sementes, apontando na época para uma produtividade de 231 arrobas por hectare, 10% menor do que na safra 2011/12. No entanto, as chuvas se espaçaram e os talhões de algodão começaram a se igualar, gerando assim perspectiva de produtividade maior.


Mesmo com o aumento da área de algodão em forma de segunda safra para 72% do total de 452 mil hectares plantados, contra 37% na safra anterior, o último levantamento realizado pelo Imea amplia
as projeções de produtividade para 239 arroba/ha, o que indica alta de 4% em relação à estimativa anterior e queda de apenas 7% em relação à safra 2011/12.

Com esta estimativa, Mato Grosso deve colher 632 mil toneladas, volume 41% inferior ao do ano passado. Produtores seguem de olho no desenvolvimento da lavoura, combatendo as pragas e doenças tradicionais da fibra, além da lagarta Helicoverpa, não identificando, porém, condições adversas ou fora do controle da praga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.