MT: queimadas alcançam 11 vezes território de SP
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MEIO AMBIENTE

MT: queimadas alcançam 11 vezes território de SP

O Pantanal foi o bioma que mais sofreu pela ação do fogo
Por: -Eliza Maliszewski

A seca no Pantanal faz avançar o número de queimadas em Mato Grosso. Segundo dados divulgados pelo Instituto Centro de Vida (ICV) o fogo já atingiu 1,7 milhão de hectares do estado neste ano, uma área cinco vezes maior que a capital do estado, Cuiabá, e cerca de onze vezes maior do que o território da cidade de São Paulo (SP).

O Pantanal foi o bioma que mais sofreu pela ação do fogo: as chamas, que atingiram 560 mil hectares, já consumiram 9% do bioma no estado. O estudo também mostrou que 95% do fogo no bioma incidiu sobre áreas de vegetação nativa. Foram registrados prejuízos em pastagem, infraestrutura como pontes, gado, animais silvestres e até em lavouras e algodão armazenado.

De janeiro até agosto o Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal à Exploração Florestal e aos Incêndios Florestais já aplicou R$ 107,39 milhões em multas por desmatamento e exploração florestal associado ao uso do fogo, em 69 mil hectares.

Até o final de agosto o Pantanal registrou 4.677 focos de calor no mês, na pior sequência de incêndios desde agosto de 2005, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A fumaça já pode ser vista inclusive no Oeste do Paraná.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink