CI

MT: Semeadura do milho é encerrada

Média de Mato Grosso foi recuada para 85,4 sc/ha


De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária, após  11 semanas, a semeadura do milho da safra 2013/14 se encerra no Mato Grosso, apresentando duas semanas de atraso em relação à temporada 2012/13. Após a conclusão dos trabalhos a campo pôde ser observado um recuo na área do cereal em relação à última estimativa. 

Além disso, a grande área semeada fora do período ideal e previsões climáticas pouco  favoráveis para a cultura induziram a uma nova estimativa para a cultura na safra 2013/14. Em nova previsão, a área é estimada em 2,97 milhões de hectares, recuando 8,3% em relação ao relatório anterior e apresentando 730 mil hectares a menos que a realizada na safra passada. 

Em relação a produtividade, foram realizadas reduções em todas as regiões do Estado. Assim, a média de Mato Grosso foi recuada para 85,4 sc/ha, apresentando queda de 2,5% em relação ao relatório de fevereiro e 16 sacas/hectare a menos que na safra 2012/13. Com a produtividade menor, a produção foi reduzida para 15,23 milhões de toneladas no Estado, cerca de 1,8 milhão de toneladas a menos que a esperada no relatório anterior. 

Dessa forma, com a previsão de uma oferta ainda menor que as previstas anteriormente, pode-se esperar impacto sobre as cotações do cereal em 2014. Porém, outras variáveis do mercado, principalmente vindas do mercado externo, deverão ser também determinantes para a movimentação do mercado do milho, sobretudo, para o segundo semestre do ano.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.