CI

MT: vazio sanitário da soja começa dia 15

A medida tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática


Foto: Marcel Oliveira

A partir da próxima segunda-feira (15 de junho) até o dia 15 de setembro está proibido o plantio de soja no estado de Mato Grosso. O vazio sanitário é determinado por Instrução Normativa. 

Durante este período não poderá haver plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária). A medida existe no estado desde 2006 com o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) no período de entressafra, atrasando a ocorrência da doença na safra seguinte, e é a principal medida na prevenção da doença.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) fará fiscalizações nas propriedades, pois são consideradas essenciais as atividades de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais.

Na safra 2019/2020 foram cadastradas 12.441 propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 8,8 milhões de hectares plantados. “Durante o vazio sanitário de 2019, das áreas que tiveram amostras coletadas, encontramos ferrugem em 72% com plantas guaxas. Temos encontrado plantas com a doença mesmo nas condições climáticas desfavoráveis, principalmente quando as guaxas estão abrigadas sob outras culturas utilizadas como adubação verde como crotalárias, braquiárias, milheto, dentre outras”, informa Ana Paula Vicenzi, coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea.

A ferrugem asiática da soja ocasiona perdas em torno de 20% ao ano, provocando a desfolha precoce da planta e impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade, sendo considerada uma praga de importância econômica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.