CI

MT acelera colheita de soja para incrementar safrinha

A colheita da safra 2006/07 de soja teve em dezembro em Lucas do Rio Verde (MT)


Éderson Dalmolin, produtor em Sorriso, no norte do Mato Grosso, foi um dos primeiros agricultores do país a iniciar a colheita da soja, há uma semana. Nesta safra, ele cultivou 4,5 mil hectares com a oleaginosa, mil hectares a menos que na safra 2005/06. "Esse ano reduzi o uso de tecnologia e a área por causa dos custos", afirma.


Em compensação, o agricultor elevou as apostas na safrinha. Vai plantar 3.350 hectares de algodão - o dobro do que cultivou o ano passado - e cerca de 650 hectares de milho. "De modo geral, todos estão buscando alternativas para reduzir custos, com melhor aproveitamento de solo, uso de defensivos genéricos e uso do biodiesel no lugar do diesel", diz Dalmolin. Ele observa que 11 famílias de produtores do município investem em uma usina de biodiesel, que vai produzir 40 mil litros por dia do combustível para uso próprio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.