CI

MT bate recorde de importação de fertilizantes

Compras deste ano superam em 29%, indicando um maior investimento


Foto: Eliza Maliszewski

As importações de fertilizantes para lavouras de Mato Grosso atingiram o maior volume da série histórica, em setembro. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) houve evolução de 10,14% em relação a agosto somando 977,54 mil toneladas. Se comparado o volume adquirido pelo estado até setembro com o acumulado de janeiro a setembro do ano passado, as compras deste ano  superam em 29,09%, indicando um maior  investimento por parte dos produtores, bem como o aumento na área semeada.

Assim, o instituto estima que cerca de 95% dos fertilizantes já foram recebidos nas fazendas, e a expectativa é de que 100% das entregas sejam realizadas até o fim do semeio, informa o boletim. “Dessa forma, apesar da atual restrição nas exportações dos fertilizantes da China e Bielorrússia,  principais ofertantes mundiais, o nível das importações em Mato Grosso revela que a oferta dos insumos para a safra 2021/22 da oleaginosa está garantida. Por outro lado, a situação traz um alerta para a segunda safra, que pode ser impactada pela escassez global dos fertilizante”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.