CI

MT comemora o Dia Nacional do Campo Limpo

Estado lidera o ranking nacional de destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos


Os agricultores mato-grossenses destinaram nos sete primeiros meses deste ano 3,2 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas para reciclagem ou incineração. O direcionamento correto faz de Mato Grosso o campeão brasileiro dos descartes finais. A cada ano, os produtores enviam 95% das embalagens dos produtos para as 13 centrais de recebimento existentes no Estado.

Os números são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV) e mostram que Mato Grosso tem motivos para comemorar nesta sexta-feira (22.08) o Dia Nacional do Campo Limpo, uma iniciativa do inPEV transformada na lei nº 11.657/2008 por meio do projeto do senador mato-grossense Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro de 2008. A solenidade de comemoração será realizada no Posto de Recebimento de Embalagens Vazias (Plastibrás) no Distrito Industrial de Cuiabá às 10 horas da manhã.

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) é uma das parceiras das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, que tiveram início desde segunda-feira (18.08) nos municípios que possuem centrais de recebimento de embalagens e premiará os dez produtores mato-grossenses que mais destinaram embalagens vazias de defensivos agrícolas e alunos de escolas nessas cidades.

Nas escolas, os eventos estão sendo realizados em Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol d'Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Cuiabá.

Nessas localidades estão sendo promovidas atividades educativas que estão divididas em três modalidades. Nesta sexta-feira 22, vai ser divulgado o resultado do concurso de redação e desenho para as crianças, com o tema "Como preservar o meio ambiente no campo", e de redação sobre "A agricultura na minha cidade", para os jovens. Os dois concursos estão sendo promovidos pelas centrais de Campos de Júlio, Canarana, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Os municípios de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Mirassol D'Oeste, Primavera do Leste e Sorriso realizam somente os concursos de desenho. Em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum serão premiadas as melhores redações. Nas universidades estão sendo ministradas palestras e a sociedade em geral também poderá fazer visitas, conhecer o trabalho e as instalações das centrais.

Os participantes do evento poderão conferir estandes da Aprosoja, Famato, Ampa, Instituto Ação Verde onde serão apresentados projetos cuja temática tratam sobre o meio ambiente. Além disso, a Aprosoja é uma das parceiras que vai premiar os dez produtores mato-grossenses que mais destinaram embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Ranking
Apenas no mês de julho foram processadas em Mato Grosso 513,3 toneladas de embalagens, o equivalente a 21 % do total realizado no país. O Paraná ficou em segundo lugar, com 454 toneladas (18%), seguido por Goiás, com 305,5 toneladas (12%).

Referência mundial
Vale lembrar que atualmente o Brasil figura na liderança entre os países que possuem sistemas de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Do volume comercializado, foram destinados cerca de 80% do total de embalagens vazias plásticas colocadas no mercado. A Alemanha destina atualmente 60% das embalagens plásticas; a Austrália, 50%; a França, 45%; e os Estados Unidos, menos de 20%. As informações são da assessoria de imprensa da Aprosoja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.