Agronegócio

MT concentra quase 60% das exportações nacionais de milho até agosto

Por: -Leandro J. Nascimento
502 acessos
As exportações brasileiras de milho no acumulado de janeiro a agosto totalizaram 12,2 milhões de toneladas. Deste volume, aproximadamente 7 milhões (6,9) saíram de Mato Grosso, com participação de 56,3%. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Seces), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Como avalia o analista de mercado do Instituto, Ângelo Ozelame, o número é considerado recorde para a unidade federada e demonstra um ritmo positivo no comércio internacional. O Estado ainda se beneficia da safra recorde colhida no último ano, em 15,5 milhões de toneladas, e também na deste ano, próxima de 22 milhões de toneladas.


"As exportações estão fortes e o Estado se destacou como o maior exportador de milho do país, já que até agosto o Estado embarcou quase 60% de todo volume do país", disse ao Agrodebate.

Apenas em agosto deste ano, o Estado contribuiu com 62,4% do total de milho embarcado pelo país, sua terceira maior participação do ano. Em comparação a agosto de 2012, a contribuição nas embarcações nacionais neste ano saltou 13 pontos percentuais, com incremento de 24,1% nas divisas arrecadadas com o cereal pelo Estado em agosto de 2013 ante agosto de 2012, segundo o Imea.


Conforme o mesmo Instituto, estima-se uma exportação na ordem de 12 milhões de toneladas para a safra 2012/13. Entre julho e agosto foram 2,3 milhões de toneladas embarcadas. O restante, 9,7 milhões ton, deve ocorrer até o fim do ano, calculam os analistas.


Assista o vídeo da entrevista com o analista do Imea.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink