CI

MT deve produzir mais de 800 mil toneladas de arroz

A área plantada de arroz no Estado deve crescer cerca de 10% nesta safra


De acordo com a Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA/MT), a área plantada de arroz no Estado deve crescer cerca de 10% nesta safra, chegando a 330 mil hectares. O rendimento esperado é de 2.8 mil quilos por hectare. A produção, segundo a APA, não deve baixar de 800 mil toneladas, podendo ainda ser superior, conforme o aumento de plantio. Os orizicultores optaram nesta safra, por cultivares como Primavera, Curinga, Cirad 141 e Best 2000.

O preço do produto animou os produtores, aliado ao fato do plantio de arroz ter um custo de produção bem menor que a soja. O plantio já atinge 70% no estado e deve ser concluído até no final deste mês, sendo que no final de janeiro começa a colheita das primeira lavouras plantadas.

A utilização de novas tecnologias e melhoramento genético da cultura no Estado também deve motivar muitos produtores a investirem nas lavouras. Segundo o presidente da APA, Angelo Maronezzi, o arroz deixou de ser uma cultura de abertura de área e passou a ser utilizado em rotação de culturas. “Hoje o agricultor está optando pela cultura de arroz pela necessidade de fazer uma rotação de cultura, pela questão de sustentabilidade do seu negócio dentro da propriedade, para diminuir as doenças e pragas na soja, ou seja, a rotação possibilita isso”, explicou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.