CI

MT disponibiliza plataforma para acelerar o CAR

Análise é feita de forma automática para apontar erros previamente


Foto: Pexels

O governo de Mato Grosso apresentou uma ferramenta que vai agilizar os processos dos solicitantes do Cadastro Ambiental Rural antes do envio da proposta para a secretaria de Estado de Meio Ambiente.

O chamado “Mapa do CAR” fará a análise prévia dos dados. “Vai nos trazer uma uniformização dessas bases de dados, criando a capacidade de evoluir com segurança e rapidez nesse objetivo que é a nossa regularização ambiental”, disse o governador Mauro Mendes.

Mauro ressaltou que dos 50 mil cadastros analisados nos últimos anos pela Sema, mais de 20 mil estão suspensos por inconformidades, e os proprietários não fizeram a alteração necessária dentro do prazo legal de 90 dias. A nova plataforma que analisa previamente os dados irá possibilitar que os processos não tenham pendências e possam ser validados.

Conforme o presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera, é uma plataforma inovadora, moderna, e de fácil uso. Ele contou que já tem técnicos utilizando para testes, e o resultado tem sido a celeridade, bem como o adequado suporte tanto ao agricultor, responsável técnico e aos servidores da Sema.

“Mais importante que tudo isso é a credibilidade. A parte técnica a gente consegue, agora a credibilidade a gente conquista. Essa é uma conquista do governo de Mato Grosso. Com certeza vai gerar novos projetos e novas possibilidades de negócios para todos os setores do governo”.

Por meio do novo sistema, a análise é feita de forma automática para apontar erros antes mesmo do processo ser inserido na base de dados estadual para análise, além de auxiliar o produtor a confeccionar o cadastro para possibilitar um maior índice de preenchimento correto de informações e de validação do CAR.

“É uma estrutura para a comunidade externa fazer o seu cadastro nos moldes que o sistema mato-grossense exige, e com isso, aumentar o número de validações. É uma plataforma pensada para melhorar a eficiência e a performance do CAR em Mato Grosso. Foram dois anos de intenso trabalho nas análises dos cadastros que já foram inseridos, e percebemos uma qualidade das informações inadequada para validação”, explicou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A plataforma possibilita que o cadastro possa ser feito de forma mais ágil e segura visando a regularização ambiental das propriedades rurais. A plataforma disponibiliza aos profissionais ferramentas de referência como base de dados geográficos, análise prévia, ferramentas de desenho, entre outros.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais, que possibilita além do controle e monitoramento da atividade produtiva, benefícios aos proprietários que estiverem regulares como financiamento e crédito facilitado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.