CI

MT e BA representam 90,4% da produção mundial de algodão

Brasil deverá atingir 12,5% da produção mundial de algodão


Foto: Pixabay

Nos últimos anos, o Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão. E entre os maiores exportadores mundiais, ocupando o primeiro lugar em produtividade de algodão nas lavouras de sequeiro. Segundo técnicos da Embrapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os números de longo prazo de 2020/21 a 2030/31, dizem que a produção de algodão se concentra especialmente nos estados de Mato Grosso e Bahia, que correspondem em 2020/21 por 90,4% da produção do país, Mato Grosso tem a liderança com 70,1% da produção nacional, vindo a seguir o estado da Bahia com 20,3% da produção brasileira.

De acordo com os dados divulgados pela Sonhagro, avançando para 2030/31, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos), estimam que a produção mundial de algodão deva atingir 28,4 milhões de toneladas e que o Brasil deverá produzir 12,5% da produção mundial.

Entretanto, mesmo diante dos recordes nominais no Brasil, pesquisadores do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mostram que os valores da pluma para exportação ainda estão acima dos registrados no mercado doméstico, o que leva vendedores a permanecerem firmes nos preços pedidos para novas negociações. Ainda assim, o cenário interno é promissor, uma vez que, estamos entre os maiores consumidores mundiais de algodão em pluma.

A primeira franquia de Crédito Rural do Brasil, Sonhagro, está presente no setor agropecuário, buscando atender aos princípios de justiça do produtor rural, o aumento da produtividade e o desenvolvimento da agricultura. “O empresário que decidir investir na Sonhagro e quiser se tonar um sócio franqueado da rede, contará com o mix de produtos que oferecemos para os nossos clientes. Suporte técnico em todas as etapas da unidade, fornecedores homologados, sistema próprio de gestão, baixo investimento, ganhos recorrentes, retorno rápido do capital investido e credenciamento liberado nas principais instituições financeiras do país, como Banco do Brasil, Caixa Federal e das cooperativas Cresol, SiCredi e Sicoob”, relata o CEO da rede, Romário Alves.

 

Para quem deseja se tornar um franqueado e ter o seu próprio negócio com lucratividade acima de 30%, a Sonhagro dispõe dos modelos de negócios Home Based, AgroRoom e comercial. O investimento inicial é a partir de R$ 15 mil. O prazo de retorno do investimento varia de 6 e 18 meses, dependendo do volume de crédito rural na cidade de atuação do franqueado e do modelo de franquia adquirida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.