CI

MT exporta a melhor soja do mundo, destaca executivo chinês

O teor de óleo da soja matogrossense chega a dar 20% contra a média mundial de 18%


“A melhor soja do mundo é produzida em Mato Grosso”, destacou Lin Tan, presidente executivo da empresa chinesa Hopefull & Holding Corp Ltda, na palestra realizada em Alto Taquari nesta segunda-feira (18-04) durante o Circuito Aprosoja 2011. Segundo Lin, o teor de óleo da soja matogrossense chega a dar 20% contra a média mundial de 18% e o valor protéico atinge 36%, contra 34% da média mundial. Para ele, isso pode ser atribuído às excelentes condições climáticas da região, à técnica de plantio utilizada e a extensa experiência dos produtores do estado.

Tiago Mattosinho, superintendente do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado ao Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que é realizador do evento junto com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), destacou em sua apresentação a importância da mão de obra qualificada no campo. Para o Senar, só assim será possível manter a liderança na produção de soja. “Estamos dispostos a levar treinamento em toda pequena comunidade que tenha profissional rural para ser formado, mas também precisamos que o produtor colabore conosco estimulando seus funcionários a participarem”, ressaltou Mattosinho.

Discussões como estas são temas tratados pelo 6º Circuito Aprosoja. Para o presidente do Sindicato Rural de Alto Taquari, Luiz Sperandio, esta troca de informações é essencial para que os produtores da região tomem suas decisões sintonizados com o que está acontecendo no mundo. “A importância do Circuito está na troca de experiência e de informações e também quanto à questão de comercialização do mercado chinês, que hoje é um dos mais importantes dentro do setor agrícola”, comenta Sperandio.

Mais de 40 produtores de soja participaram do evento onde também falaram o assessor da chefia geral da Embrapa Soja em Londrina/PR, Pedro Moreira, o analista econômico da Consultoria Safras & Mercado, Paulo Molinari, e membros da Aprosoja. Além disso, estiveram presentes o secretário estadual da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Familiar, José Domingos, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ariovaldo José Brocaneli, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo e presidente da Associação Comercial de Alto Taquari, Erocy Scaini e outras autoridades locais.

CIRCUITO - O Circuito Aprosoja 2011 foi lançado no dia14 de abril, em Cuiabá. E até o dia 26 de maio irá percorrer 19 municípios em Mato Grosso. Rondonópolis e Alto Taquari já receberam as palestras que seguem agora para Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Sapezal, Tangará da Serra, Diamantino, Tapurah, Vera, Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Querência, Gaúcha do Norte, Canarana, Nova Xavantina e Lucas do Rio Verde. Além disso, visita outros estados do país pela primeira vez: Dourados/MS, Cascavel/PR, Santo Ângelo/RS, Rio Verde em Goiás/GO e Luís Eduardo Magalhães/BA.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.