CI

MT ocupa terceira colocação na produção de arroz

Anualmente são 800 mil toneladas, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Mato Grosso hoje é o terceiro colocado na produção nacional de arroz. Anualmente são 800 mil toneladas, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em relação às indústrias, há 35 em atividade, sendo que as maiores estão em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. De acordo com o assessor Sindical do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Rondonópolis e Região Sul de MT, Geraldo Elvino Beier, a realidade em termos de classificação do produto tem mudado a cada ano e o Estado caminha para uma produção de 1.300 milhões de toneladas até o ano de 2020.

Segundo ele, hoje se observa que a gestão da rizicultura mato-grossense tem melhorado, a rotação da cultura tem sido feita de forma mais efetiva e, com isso, a produtividade tem aumentado cada vez mais. Isso diminui a ociosidade das instalações das indústrias arrozeiras, que reduz a depreciação dos grãos devido ao ataque de pragas e doenças.

A doutora em fertilidade do solo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Maria Luíza Perez Villar, também esteve presente no seminário da Famato. A pesquisadora desenvolve um trabalho junto às famílias de pequenos produtores rurais. Trata-se do projeto de Desenvolvimento de Tecnologia para a Cadeia Produtiva do Arroz. Segundo ela, estão sendo desenvolvidas técnicas para melhorar o desempenho da produção dessas famílias respeitando suas particularidades. De acordo com dados levantados pelos pesquisadores, no ano passado havia cerca de 32 mil famílias produzindo arroz. "A idéia é treiná-los para que eles consigam comercializar o excedente".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.