CI

MT permanece na liderança como maior exportador de algodão do Brasil

Estado é responsável por exportar 62% da produção nacional




O Mato Grosso se manteve como maior estado exportador de algodão em 2013, com participação em 62% das exportações brasileiras entre janeiro e agosto deste ano. No período, foram embarcadas 183,5 mil toneladas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (07.10) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


O levantamento aponta também que o estado da Bahia ficou em segundo, com 75,1 mil toneladas embarcadas, totalizando 26% das exportações até agora. No entanto, em agosto, o estado baiano exportou 23,6 mil toneladas, com maior volume embarcado do que no Mato Grosso (19,8 mil toneladas), consequência direta dos baixos estoques no estado, que colhe e beneficia o algodão mais tarde que a Bahia, postergando a renovação dos estoques de pluma.

Em seguida no ranking vem o Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás, com 3%, 3% e 2%, respectivamente dos embarques de pluma no Brasil. Os demais estados exportaram 11,6 mil toneladas do produto.

China e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de algodão e concentram 37% do cultivo mundial.

Mercado mato-grossense teve alta semanal de 2,5%

Na primeira semana de outubro, a pluma de algodão teve alta semanal de 2,5%, influenciada diretamente pelo aumento de 0,4% do algodão na Bolsa de Nova Iorque. Com a valorização no mercado futuro, os produtores se dedicaram durante a semana ao travamento em dólar da pluma para a safra 2013/14, fechando em média de US$ 26/@ a US$ 28/@, esperando que o mercado interno siga a tendência altista do mercado futuro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.