CI

MT quer produzir 40 milhões de toneladas de grãos até 2012

A meta foi apresentada na abertura da quarta edição da Agrishow Cerrado, que aconteceu de 19 a 23 de abril


O Mato Grosso quer produzir 40 milhões de toneladas de grãos em 2012. A meta foi apresentada na abertura da quarta edição da Agrishow Cerrado, que aconteceu de 19 a 23 de abril em Rondonópolis (MT), pelo governador Blairo Maggi. Prometendo punir os produtores que desrespeitarem a legislação ambiental, o administrador defendeu o aumento "com preservação ambiental" de 8% para 40% do território estadual usado para a agropecuária.

Para continuar crescendo, os produtores de soja do Mato Grosso precisam superar a barreira dos 60 sacos/ha. As soluções existem e não são mágicas, mas fundamentadas em anos de pesquisas agronômicas da Fundação MT. O superintendente da instituição, Dario Minoro Hiromoto, defende três medidas para elevar o rendimento das lavouras: diminuir a janela de plantio para 30 dias, acertar o estande de plantas com oito a dez sementes e mapear os problemas no talhão para saber onde colocar as soluções.

"O sojicultor levou toda a década de 1990 para elevar a produtividade de 40 para 50 sacos/ha. Em função do aumento de custos da lavoura, não podemos demorar mais dez anos para chegar aos 60 sacos/ha", alerta Hiromoto. A produtividade média da soja no Mato Grosso vai ficar entre 46 e 47 sacos/ha na safra 2004/2005, segundo dados da Fundação MT. A área plantada ultrapassou os seis milhões de hectares e a produção deverá ficar ao redor de 16 milhões de toneladas.

"Diante das condições climáticas desfavoráveis na América do Sul, a performance até que foi considerável", avalia Dario Hiromoto. Para ele, a próxima safra poderá ter uma redução de 5% da produtividade, com uma área plantada entre 5,8 e 6 milhões de hectares. No entanto, se houver recuperação dos preços e desvalorização do Real em relação ao Dólar, o superintendente da Fundação MT acha que pode até ocorrer um pequeno aumento de área. As informações são do informativo Dicas da Terra da Massey Ferguson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.