CI

Mulheres administram 9.600 ha de produção agrícola


Giselda Vanita Loeff percebeu a necessidade de uma mão feminina na gestão das terras que até então eram coordenadas por seu esposo, Luís Evandro Loeff, vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS. Giselda e suas duas filhas Juliana e Tiana Loeff, tomaram frente dos negócios e afirmam que o meio rural também é para as mulheres. “Fiz vários cursos na área administrativa e financeira, vejo que no meio rural não se tem horário para encerrar o trabalho, e que feriados e fins de semana não existem, mas tenho muita disposição e fiz questão de entrar no setor,” afirma Giselda.


A família que iniciou no setor agrícola há aproximadamente 20 anos, tem propriedades nas cidades de Chapadão do Sul (MS), Chapadão do Céu (GO), Chapadinha (MA) e Uruçuí (PI), totalizando dois mil hectares de milho, 300 ha de feijão, três mil ha de soja, dois mil e quinhentos ha de algodão, mil e quinhentos de eucalipto e ainda 300 hectares destinados ao cultivo de seringueira, com expectativa de aumentar para 700 ha até o final de 2012.

Percebendo a proporção dos negócios, as filhas Juliana e Tiana, resolveram cursar faculdade de Administração, e hoje, graduadas, tomam conta dos números e organização de tudo o que é produzido e posteriormente destinado aos consumidores. “As propriedades precisam de uma boa administração, não temos receio do meio rural, e toda essa área posteriormente será herdada, então nada mais inteligente que assumirmos o compromisso com o que futuramente será passado para nossos filhos,” explicam as filhas.

As mulheres comentam que a soja produzida pela família é comercializada nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Piauí, enquanto que o feijão vai para São Paulo e Bahia e o algodão além de abastecer o mercado interno também é destinado à exportação.


“É muito gratificante ver minha família defendendo a empresa, trabalhando e envolvidas com os negócios. Quando preciso viajar vou tranquilo, pois sei que minhas coisas estão em boas mãos. Tenho minha esposa que me ajuda muito e segura as pontas na empresa quando não estou. Tenho três filhos, duas mulheres e o Felipe Loeff (31 anos) que me ajuda e me ensina muito com as informações sobre preço, produção, informação e tendências de mercado”, detalha o vice-presidente da Aprosoja/MS.

Ao ser questionado sobre a influência das mulheres nos negócios da família, Luís Evandro Loeff se diz satisfeito e realizado com as atitudes delas. “As mulheres são mais detalhistas, centradas, cuidadosas e carismáticas, elas cuidam de coisas que passam batidas, pois não tenho muito tempo. Cuidam dos detalhes. Conseguem ter equilíbrio emocional e trazem harmonia, grandeza e estilo para o local de trabalho. A mulher consegue administrar problemas com mais calma e elas analisam o problema buscando uma boa solução,” finaliza o vice-presidente parabenizando as mulheres pelo dia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.