CI

Mulheres batem recorde de acesso ao Pronaf na safra 2014/2015

160 mil mulheres deram entrada no pedido de financiamento


Os morangos produzidos pela família de Natividade Bezerra da Silva, 43 anos, começaram a ganhar as mesas dos brasilienses, há cinco anos. Foi em 2009 que a produtora acessou pela primeira vez o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para estruturar a produção, em Brazlândia (DF). Agora, Natividade deseja, por meio da mesma política, adquirir uma picape, para transportar as frutas até os pontos de comercialização.

Natividade é uma das 160 mil mulheres que deram entrada no pedido de financiamento pelo Pronaf no primeiro trimestre da safra 2014/2015. As agricultoras familiares requisitaram, na safra atual, R$ 1,13 bilhão, número 33,73% maior que os R$ 851 milhões solicitados nos três primeiros meses da última safra. Em relação ao mesmo período, o número de contratos entre as mulheres cresceu 13,25%.

“É um benefício que consigo pagar. Eu só tenho uma Kombi velha e preciso de um veículo mais potente. E tem outra coisa. Meu filho fez 18 anos e nos ajuda muito. Ele vai levar nossos produtos para uma feira com a picape e meu marido vai para outro mercado com a Kombi. É um sonho!”, afirma a agricultora familiar.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, as mulheres estão se apropriando do programa para ampliar a produção. “Nós tínhamos um cenário onde poucas mulheres contratavam o crédito, embora houvesse uma necessidade grande. Nós estamos rompendo barreiras. Não é que as mulheres estão passando a produzir, mas, sim, aumentando a produtividade”, realça.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.