CI

Mulheres ganham espaço também no meio rural

A participação feminina nos cursos de formação profissional rural chegou a 42% no ano passado


Há tempos que a mulher vem ganhando espaço no mercado de trabalho. E esse comportamento não está restrito apenas à cidade. O sexo feminimo também está tomando conta da zona rural. A participação feminina nos cursos de formação profissional rural - oferecido pelo Sistema Faep e Senar - chegou a 42% no ano passado, enquanto há cinco anos as mulheres representavam apenas 30%. A forte demanda, inclusive, levou o sistema a implantar um curso específico para elas, chamado de ""Mulher Atual"".

O curso de 80 horas é ministrado em quatro módulos, que abrangem aspectos culturais, emocionais, sócio-ambientais e empreendedorismo. Podem participar mulheres maiores de idade, alfabetizadas e do meio rural. ""Foi um pedido delas para que criássemos algo específico. É um instrumento de motivação para despertar a temas atuais"", explica Isabela Brandini Comin, coordenadora do programa Mulher Atual. Foi implantado projeto-piloto em maio e, desde então, nove turmas em todo o Estado já participaram das aulas. Até o final do ano a estimativa é formar 144 turmas, o que significa qualificar 3,6 mil mulheres.

De modo geral, a participação feminina chegou a 24% no ano passado nos cursos de formação profissional rural; em 2003 esse índice era de 15%. Em 2008, 39% dos participantes nos cursos de gestão eram mulheres; em 2003, o percentual era de 25%. Segundo Elcio Chagas da Silva, gerente técnico do Senar-PR, também já é ofertado só para mulheres curso de inseminação artificial em bovinos e de qualidade do leite. "As mulheres têm uma delicadeza maior no trato com os animais", observa.

Serviço:

Interessados em participar dos cursos ofertados pelo Sistema Faep/Senar podem procurar o sindicato rural mais próximo ou pesquisar no site www.senarpr.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.