CI

Mulheres já são 80% na agricultura familiar

A maior parte está no Sudeste, com 88% de atuação


Foto: Marcel Oliveira

A presença de mulheres na agricultura familiar avançou nos últimos anos. No ano passado a participação feminina somou 80% em relação à masculina. É o que revelam os dados da análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O levantamento desta a tendência da presença das agricultoras por meio das cooperativas e associações que participam do programa. A maior parcela está no Sudeste, com 88% delas na atividade. Em segundo vem o Nordeste, com 84%; Centro-Oeste (80%), Norte (67%) e Sul (65%). Em relação à renda média anual, no mesmo período, a maior remuneração ocorreu no Centro Oeste, R$ 7.033,87 e a menor na região Sul, R$ 6.619,70.

O incentivo à maior inclusão feminina no PAA começou a fazer parte das políticas públicas voltadas ao pequeno agricultor a partir de 2011, quando instituiu-se como um dos critérios de priorização na seleção e execução do programa a participação mínima de 40% de mulheres como beneficiárias fornecedoras na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS) e 30% na de Formação de Estoque (CPR-Estoque).

A maior presença feminina no ano passado pôde ser observada na agricultura familiar (2.169), seguida dos assentamentos da reforma agrária (1.538), quilombolas (475), agroextrativismo (264), pesca artesanal (133), comunidades indígenas (113) e atingidos por barragens (9).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.