CI

Multissítios são os mais indicados para ferrugem asiática

Especialista explica ação do fungicida


Nos últimos anos os focos de ferrugem asiática aumentaram no cultivo de soja brasileira. Muito devido à dificuldade que o produtor tem de manejar a lavoura contra a doença. O engenheiro agrônomo da Coamo, Alessandro Zancanella, aposta que a melhor alternativa de combate à ferrugem asiática é o uso de fungicidas multissítio, sendo responsáveis, inclusive, pelo aumento de produtividade.

Principal doença da soja se não controlada de forma eficiente os danos podem ser graves na produção e renda. Os produtos a base de triazol, estrobilurina e até mesmo carboxamidas com o passar dos anos, devido ao uso, podem oferecer certa resistência às doenças. “A gente bate na questão dos multissítios, que atuam em 6 sítios diferentes de um fungo e ajudam na manutenção das moléculas. O risco de resistência do multissítio é de baixo a médio, então ele ajuda no controle da ferrugem, agindo como protetor e impede que a doença penetre e colonize na planta”, explica.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.