CI

Município de Goianésia recebe seminário de contabilidade rural

O objetivo foi dar sequência às práticas de planejamento e controle, garantindo a permanência do produtor rural no mercado, desde o pequeno ao grande


A região Norte de Goiás foi a primeira a receber o ‘Seminário e-Social’, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O evento, destinado a contadores, contabilistas, gestores de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal, dirigentes de empresas do agronegócio, produtores, Sindicatos Rurais (SRs) e demais profissionais interessados no assunto, ocorreu no município de Goianésia, na quinta-feira (16). O objetivo foi dar sequência às práticas de planejamento e controle, garantindo a permanência do produtor rural no mercado, desde o pequeno ao grande. A rodada dos seminários segue até o dia 22 de novembro, com encerramento em Anápolis.  

Para melhor entendimento do assunto, a palestrante Juneir Alves de Sousa Goetz, explanou ao público como funciona o eSocial, as principais mudanças deste sistema dentro da contabilidade rural, mostrando que não é apenas fazer o Imposto de Renda (IR) do produtor. Para ele, o eSocial não vem apenas para mudar a legislação, mas como as obrigações previdenciárias e trabalhistas vem sendo aplicadas. “É muito importante estes treinamentos, que o Senar Goiás oferece, justamente para capacitar os contadores da região para enviar informações concretas e sólidas para os dados da Receita Federal”, sinalizou. Ela também destacou a importância de outros cursos realizados pelo Senar Goiás, como exemplo, os treinamentos destinados para a área de agricultura.

Segundo Juneir, as informações sobre o eSocial são relevantes para o trabalhador rural. “O produtor via participar diretamente deste processo, porque envolve toda população de forma direta e indireta. Então, é necessário que ele esteja ativo para poder gerar informações para o contador, a fim de prestar contas para o portal do eSocial”, explicou. 

Importância do eSocial 

O contador, José Eduardo Silva, foi uma destas pessoas que estava à procura de aprender melhor as diferenças de contabilidade rural e as demais, e viu-se na obrigação de atualizar seus conhecimentos e aprender. “O aprendizado que obtive aqui foi de suma importância, porque tenho pouca experiência nesta área, mas hoje adquiri bastante conhecimento e agora quero aplica-lo à minha rotina de trabalho. É muito bom ter a oportunidade de participar de cursos como estes, que dá suporte e ampara profissionais da área de contabilidade, porque agora sei como lidar com os empregadores, empregados, e até mesmo fazer a contabilidade e a implementação do eSocial”, sublinhou. 

Outro ponto destacado por José Eduardo é que a partir de agora ele terá que trazer o cliente para dentro do escritório. “Com o eSocial terei que cruzar as informações, alimentando dados de maneira rápida. A empresa terá que ter estas informações mais perto dos empregados, para passar estas informações, de como irá funcionar e como deve agir com a implantação deste sistema”, sinalizou. 

O contador, Alan Telles, conta que já participou de outros eventos realizados pelo Senar Goiás, em parceria com o CRC e os Sindicatos Rurais. Pelo fato de trabalhar diretamente com o produtor rural, o contador viu mais uma vez a necessidade de buscar ainda mais informações sobre o eSocial, juntamente com o Senar Goiás. “O evento é de extrema importância para trazer informações sobre as novidades que tem este segmento, porque ele agrega conhecimento, tanto dos órgãos fiscalizadores quanto os contribuintes e produtores rurais”, explicou.    

Wesley Antônio Borges, do município de Jaraguá, viajou até a Goianésia para o seminário. Há bastante tempo, o contador atende o produtor rural, na empresa Laticínio Fleury. Para ele, é importante trazer evento como estes para o estado de Goiás. “É interessante conhecer um pouco mais sobre o Senar Goiás, fazer um curso por esta instituição. Os treinamentos são muito bons, porque levamos este conhecimento para dentro da empresa e também para o trabalhador. Isso melhora o produto na prateleira do consumidor e o produtor passa a ter mais conhecimento sobre como melhorar seu produto”, frisou o contador. 

Senar Goiás

Durante a abertura foram apresentadas informações sobre o Senar Goiás, como exemplo, visão, missão, valores, principais produtos, formação social, assistência técnica, ferramentas de capacitação disponibilizadas ao setor produtivo. Os participantes puderam saber também sobre os resultados e quantidade de ações realizadas, pessoas capacitadas em todo Estado, e também dentro de cada município goiano, reforçando os resultados trazidos nas regiões durante o ano de 2016, como o aumento das oportunidades de capacitação, empregabilidade, empreendedorismo, fixação do aumento no campo, sucessão familiar e o fortalecimento do setor produtivo rural como um todo. “Eventos como estes faz com que as pessoas conheçam como o Senar Goiás trabalha, em prol do setor produtivo, fortalecendo o trabalho desenvolvido para o trabalhador rural. É importante que os contadores saibam orientar os clientes, como arrecadar para a nossa instituição, sabendo a importância do trabalho da nossa instituição”, sinalizou o coordenador de arrecadação do Senar Goiás, Rafael Albernaz. 

Fotos: Larissa Melo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.