CI

Municípios recebem patrulha para melhorar estradas rurais

Maquinário faz parte de um lote de patrulhas comprado pelo Estado para atuar em estradas de municípios de diversas regiões.


Treze municípios reunidos no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Território Nordeste do Paraná (Codenop), receberam nesta quarta-feira (19) um conjunto de máquinas e equipamentos rodoviários para trabalhos de adequação e melhoria de estradas rurais.

A Patrulha Rural foi entregue pelo governador Beto Richa, em evento com os prefeitos e lideranças realizado em Santa Cecília do Pavão. “Apoiamos e prestigiamos quem produz e trabalha, gera riqueza aos municípios e oportunidades de emprego”, afirmou Richa ao ressaltar que a iniciativa é mais uma demonstração da atenção do governo a quem vive na área rural.

A melhoria das estradas rurais vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas que vivem no campo. Os trabalhos começarão por Santa Amélia e a patrulha trabalhará nos demais municípios de acordo com planejamento prévio, sob a gestão do consórcio formado pelas prefeituras.

São beneficiados Santa Cecília do Pavão, Congonhinhas, Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra e Sapopema. Além destes, aderiram ao consórcio Cornélio Procópio, Urai, Santa Mariana, Itambaracá e Abatiá.

Esse conjunto de máquinas e equipamentos faz parte de um lote de nove patrulhas compradas pelo Governo do Estado para adequar estradas municípios atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: renda e cidadania no campo (Pró-Rural. O investimento é de R$ 24 milhões.

Os conjuntos foram repassados para oito consórcios de municípios. Um conjunto fica na Codapar para uso em situações emergenciais e para treinamento de operadores.

Richa destacou a importância das boas condições das estradas rurais para garantir o escoamento da produção e o trânsito de estudantes. “A agricultura é a mola propulsora da nossa economia, batendo recordes de safras e colheitas, e merece nossa atenção”, disse. “Hoje atendemos a mais uma demanda com a entrega dessas máquinas”.

PATRULHA - As obras nas estradas rurais são feitas em conformidade com as técnicas de conservação de solo e água das propriedades. Cada patrulha é composta por trator de esteira, escavadeira, retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador, caminhão comboio e quatro caminhões basculantes.

“Com a patrulha rural, duas importantes áreas dos municípios são beneficiadas. Primeiro é a educação, já que teremos mais trafegabilidade para o transporte escolar, e o segundo é a agricultura, que vai ter maior escoamento de sua safra”, disse o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos. “Também dá ao homem do campo a possibilidade de ir e vir com mais dignidade. Dessa forma, ele está sendo valorizado. O governo está levando eficiência, comodidade e respeito a quem coloca alimentos na nossa messa da população”.

O presidente do Codenop e prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil, também destacou a importância da iniciativa para toda a população que vive na zona rural dos municípios. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Luis Cláudio Romaneli, enfatizou que a região tem agricultura familiar muito forte, com necessidade de investimentos e infraestrutura.

APOIO - A manutenção de estradas rurais é uma atribuição municipal. Apesar disso, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou que o Estado faz parcerias para contribuir com soluções. “Além dos equipamentos, o governo estadual fornece também apoio técnico e de manutenção, com treinamento de operadores, projetos e apoio financeiro. Serão fornecidos R$ 650 mil para combustível e manutenção das máquinas”, afirmou Ortigara.

Box

Pró-Rural atende municípios de áreas carentes

O Pró-Rural atende a municípios de áreas carentes com financiamento do Banco Mundial e tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais do Estado.

O programa é composto por uma série de projetos e ações. Especificamente as estradas rurais, a meta é recuperar 500 quilômetros de estradas por ano. As obras incluem terraplenagem, drenagem e revestimento primário e são definidas previamente pelas comunidades.

Entre 2013 e 2014 o Governo do Estado executou a primeira etapa do programa de estradas rurais, recuperou 3.200 km de 160 municípios.

PRESENÇAS – Participou do evento o deputado federal Alex Canziane.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.