CI

Mutirão leva cidadania às trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul

Atendimentos serão feitos no ginásio municipal


As trabalhadoras rurais do município de Dom Feliciano, localizado a 171 quilômetros da capital Porto Alegre, poderão colocar sua documentação básica em dia nos próximos dias 10 e 11 deste mês (quinta e sexta-feira). Ou seja, tirar carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, por exemplo.

É que o mutirão da trabalhadora rural – uma ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) – chega, mais uma vez, ao estado. Os atendimentos serão feitos no ginásio municipal, num pleno exercício de cidadania para a população da região.

Segundo a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Layla Torres, durante os mutirões o público pode emitir, gratuitamente, a documentação e ainda receber orientações sobre diversos assuntos. “Os serviços ofertados nos mutirões são a emissão dos documentos civis básicos como as carteiras de identidade e trabalho, certidões de nascimento; a inclusão de famílias no Cadastro Único de políticas sociais do Governo Federal; além de palestras educativas como a de violência contra a mulher e serviços previdenciários”, explica.

O PNDTR foi criado em 2004 como uma ação fundamental para a inclusão social das produtoras. “É por meio dos mutirões que levamos a essas mulheres o primeiro instrumento de cidadania, que é o acesso à documentação. A partir daí, elas conseguem acessar as políticas públicas”, destaca a coordenadora.

Mutirões
De 2004 a 2013, o Rio Grande do Sul recebeu 155 mutirões de documentação, garantindo o acesso à documentação a mais de 34 mil trabalhadoras rurais. Nesse período, o total de documentos emitidos foi de 86.070. O público prioritário de atendimento do programa são as mulheres, mas homens também são atendidos no programa.

Para mais informações, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ou a prefeitura municipal dessa localidade.

Serviço
Mutirão de documentação em Dom Feliciano (RS)
Data: 10 e 11 de abril de 2014
Horário: 8h às 17h
Local: Ginásio municipal – Avenida Borges de Medeiros

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.