Mutirão leva cidadania às trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul
CI
Agronegócio

Mutirão leva cidadania às trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul

Atendimentos serão feitos no ginásio municipal
Por:
As trabalhadoras rurais do município de Dom Feliciano, localizado a 171 quilômetros da capital Porto Alegre, poderão colocar sua documentação básica em dia nos próximos dias 10 e 11 deste mês (quinta e sexta-feira). Ou seja, tirar carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, por exemplo.

É que o mutirão da trabalhadora rural – uma ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) – chega, mais uma vez, ao estado. Os atendimentos serão feitos no ginásio municipal, num pleno exercício de cidadania para a população da região.

Segundo a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Layla Torres, durante os mutirões o público pode emitir, gratuitamente, a documentação e ainda receber orientações sobre diversos assuntos. “Os serviços ofertados nos mutirões são a emissão dos documentos civis básicos como as carteiras de identidade e trabalho, certidões de nascimento; a inclusão de famílias no Cadastro Único de políticas sociais do Governo Federal; além de palestras educativas como a de violência contra a mulher e serviços previdenciários”, explica.

O PNDTR foi criado em 2004 como uma ação fundamental para a inclusão social das produtoras. “É por meio dos mutirões que levamos a essas mulheres o primeiro instrumento de cidadania, que é o acesso à documentação. A partir daí, elas conseguem acessar as políticas públicas”, destaca a coordenadora.

Mutirões
De 2004 a 2013, o Rio Grande do Sul recebeu 155 mutirões de documentação, garantindo o acesso à documentação a mais de 34 mil trabalhadoras rurais. Nesse período, o total de documentos emitidos foi de 86.070. O público prioritário de atendimento do programa são as mulheres, mas homens também são atendidos no programa.

Para mais informações, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ou a prefeitura municipal dessa localidade.

Serviço
Mutirão de documentação em Dom Feliciano (RS)
Data: 10 e 11 de abril de 2014
Horário: 8h às 17h
Local: Ginásio municipal – Avenida Borges de Medeiros

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink