CI

Mutirão para limpeza de lagoas mobiliza pescadores em Osório

A Emater/RS-Ascar e os pescadores profissionais artesanais da Assopepo realizaram um mutirão de limpeza nas lagoas da Pinguela, Peixoto e Marcelino.


A Emater/RS-Ascar e os pescadores profissionais artesanais da Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais de Osório (Assopepo) realizaram um mutirão de limpeza nas lagoas da Pinguela, Peixoto e Marcelino na segunda-feira (26/09). "O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de conservarmos o ambiente que temos e melhorar a qualidade das nossas águas", explica o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Claudionir Fernandes da Rosa Ávila. 

Essa iniciativa está ligada ao Dia Interamericano da Água (03/10) e às atividades da Semana Municipal da Água. Há alguns anos os pescadores aproveitam a oportunidade para melhorar as condições das margens das lagoas, o que beneficia o meio ambiente e as diversas atividades que são desenvolvidas nelas, como o lazer e a pesca, por exemplo. Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar em Osório, Suzana Nunes Machado, os pescadores estão percebendo que atualmente há diminuição na quantidade de lixo encontrada nestes locais, porém ainda há muito a alcançar para que as condições sejam as ideais. 

"Para os pescadores que dependem das lagoas para desenvolverem seu trabalho e garantir o sustento da família, este gesto é apenas simbólico, pois sabem que preservar o meio ambiente é um dever de todos, para que tenhamos um ambiente limpo, equilibrado e de boa qualidade. E assim alertar a população como um todo, que é muito importante que cada um faça sua parte, dando o destino correto ao seu lixo, para que estes mananciais sejam preservados, tendo água de boa qualidade e também o peixe, um alimento tão nobre, em quantidade e próprio para o nosso consumo", ressalta Suzana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.