CI

Na Argentina, importação de carne suína é recorde em 20 anos e gera alertas

Números preocupam a cadeia de produtores, enquanto o governo está numa encruzilhada envolvendo dois parceiros diretos


Foto: Pixabay

Em meio à discussão pública sobre a política de comércio exterior do governo, as importações de carne suína nos primeiros cinco meses do ano registraram recorde em mais de duas décadas. Os números preocupam a cadeia de produtores, enquanto o governo está numa encruzilhada envolvendo dois parceiros diretos: China e Brasil.

Segundo relatório da consultoria JLU, nos primeiros cinco meses do ano, as importações de carne suína são as maiores desde 1999. Historicamente, o segundo semestre é sempre maior em volume do que o primeiro. Nesse sentido, o documento afirmava: “Não é simplesmente uma reclamação sobre as importações, é para mostrar que a quantidade importada é exagerada” .

Por que há tantas importações?

Existe um motivo internacional que é a principal causa dos problemas nos países exportadores de carne suína, que inclui a Argentina e se chama China. Desde meados do ano passado, o gigante asiático levantou a forte demanda que havia criado no mercado internacional devido ao surgimento da peste suína africana em seu território. Uma forte liquidação de pequenas e médias fazendas primeiro e a falência de um comerciante com capital chinês e brasileiro, permitiu-lhes obter carne suína a um preço muito baixo e a possibilidade de parar novas compras, o que causou uma queda retumbante nos valores ?da carne suína nos países exportadores, e que sua participação foi muito importante. Eles não resolveram o problema da peste, mas os chineses estão comendo menos carne de porco no momento.

O Brasil, quarto maior exportador do mundo e que destinou 30% de sua produção ao mercado externo, foi um dos mais afetados. Os resultados naquele país vizinho foram uma queda acentuada no preço local, bem abaixo do custo de produção, mostrando uma perda significativa para cada suíno acabado. Isso gerou a necessidade de o Brasil buscar novos mercados para colocar seus excedentes e os países da região -como a Argentina- foram os que mais chegaram, obviamente com preços muito baixos.

O que aconteceu desde os últimos 12 meses tem o cuidado de repetir o que aconteceu em 2020, quando o país conseguiu manter uma balança comercial favorável. Nesse sentido, o relato do consultor evitou: "Hoje há bastante carne suína no mercado, devido ao aumento da produção local, à falta de exportação e à enorme quantidade importada. E o fio é cortado pelo mais fácil, o produtor local suíno, para o qual as entregas para abate ou são atrasadas (aumento significativo do peso de venda nos últimos meses), ou o preço que recebe é reduzido".

Quem ganhou e quem perdeu? A resposta é que alguns vínculos entre a produção se beneficiaram, principalmente os importadores, e o produtor perdeu, que não só subiu muito do produto que produz para o mercado, mas também seus custos, devido aos problemas da guerra na Rússia e na Ucrânia , eles saíram do controle. 

A Associação Argentina de Produtores de Carne Suína (AAPP) manifestou preocupação com o nível de importações do Brasil nos últimos meses. Os produtores mantêm um diálogo constante com o Ministério da Agricultura e o comunicaram. Segundo o que esta mídia pôde saber, nas reuniões eles solicitam que se busque algum mecanismo que permita bloquear ou dificultar a importação de cortes congelados destinados ao consumo direto. Neste caso, referem-se apenas às 10 mil toneladas de bondiola, lombo, carré e peito, que entram a preços muito baixos e com os quais não podem competir.

Da carteira liderada por Julián Domínguez , afirmam que essas 10 mil toneladas representam apenas 1,4% da produção nacional de suínos, mas, segundo contam, o preço da bondiola complica especialmente a integração da carne bovina porque é uma das mais exigiu novos cortes no consumo interno.

Os produtos suínos reivindicados pelo setor que tentam bloquear o Brasil representam cerca de 30 milhões de dólares. No entanto, do Governo sustentam que "é muito arriscado, não tendo motivos de saúde, bloquear o comércio de produtos por 30 milhões de dólares quando o sector agrícola comercializa cerca de 4.000 milhões de dólares do total de 6.600 milhões e com uma balança comercial positiva de 370 milhões de dólares" .

Outra consequência negativa que a proibição de entrada da bondiola traria é que seu preço aumentaria o produto no consumo interno em aproximadamente 50%.

O problema da ractopamina

Por fim, outro conflito para a cadeia é o uso da ractopamina (medicamento usado como aditivo alimentar), que é permitido em países como Brasil e Estados Unidos e na Argentina está no limbo administrativo. Há uma resolução de 2011 que permitia seu uso, mas que nunca foi regulamentada e que em 2017 foi decidido não usar, em troca de serem solicitadas as mesmas condições para o que foi importado. A produção do Brasil utiliza esse promotor de crescimento, o que melhora a eficiência produtiva, para o qual há concorrência desleal na produção, uma vez que não é utilizado na Argentina.

Neste ano, 70% das amostras colhidas pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Higiene Alimentares do Brasil foram positivas para ractopamina. Vale ressaltar que o SENASA reduziu a um terço as amostras coletadas, situação de difícil compreensão. O relatório da JLU comentou a respeito: "Com isso e é importante esclarecer, não fecharíamos o mercado para o Brasil, que já envia carne suína sem ractopamina para outros mercados, mas seu custo de produção pelo uso do metabólito seria não tem mais a vantagem que tem hoje. Está apenas nivelando o campo de jogo."

“A importação de carne suína congelada para venda direta ao público viola a defesa do consumidor, não proporciona nenhuma melhora nos preços finais e beneficia apenas um seleto grupo de importadores, que fazem um excelente negócio com o subsídio do governo. A falta de dólares no mercado nacional devem ser manuseados de forma adequada, não impedindo a entrada de produtos que não são produzidos no país e medindo os que são produzidos ”, concluiu o documento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.