CI

Na avicultura nem todos os minerais orgânicos são iguais

Mintrex® coloca a multinacional americana NOVUS em destaque no mercado de ingredientes para a produção animal


Foto: Eliza Maliszewski

Contar com soluções nutricionais capazes de agir de maneira estratégica na formulação de dietas voltadas para a avicultura industrial faz parte do modelo de negócio do Programa Balance. E inserido neste projeto que visa o equilíbrio entre os fatores internos intrínsecos as aves e os externos que possam interferir na performance zootécnica e econômica das granjas, o mercado pode contar com inúmeras tecnologias exclusivas, entre elas o Mintrex®, uma nova classe de minerais orgânicos.

Quem traz os detalhes sobre minerais orgânicos e esta ferramenta inserida no pilar Estratégia Nutricional Adequada do Programa Balance é a Especialista Sênior de Serviços Técnicos da NOVUS®, Raquel Araujo: “O termo mineral ‘orgânico’ se refere ao simples fato do mineral estar ligado ao material orgânico, ou seja, a ligante(s) que apresenta(m) moléculas de carbono em sua estrutura, fazendo com que a molécula orgânica sirva como veículo e proteção ao metal até seu ponto de absorção (intestino)”, explica e continua: “Contudo, para que haja efetividade, devemos considerar, além do ligante, a força de ligação metal-ligante, número de ligações, estabilidade da molécula às mudanças de pH, peso molecular, etc.”

Portanto, de acordo com a profissional, os minerais orgânicos não são todos iguais e suas características impactam na biodisponibilidade e na efetividade da nutrição. Considerações que fazem do Mintrex® uma nova classe de minerais orgânicos. “A linha Mintrex® é definida pela organização americana Association of American Feed Control Officials (AAFCO) como uma classe diferenciada de minerais: Quelato Metal Metionina Hidroxi Análoga. Classificação especial suportada por vários anos de pesquisa, conhecimento e comprovações sobre a estrutura da molécula de Mintrex® que garante biodisponibilidade e resultados produtivos superiores”, destaca.

Como fonte de minerais diferenciadas e exclusivas NOVUS, os minerais orgânicos Mintrex são resultantes da reação de um sal metálico com HMTBa (hidróxi análogo de metionina) na relação molar de 1 metal para 2 moles de HMTBa, formando ligações covalentes coordenadas e anéis heterocíclicos. “Trata-se de um quelato verdadeiro, com estrutura e peso molecular definidos. Além disso, é o único mineral orgânico do mercado que garante o valor nutricional do ligante (quantidade de metionina a ser considerada na formulação), tornando-o mais atrativo economicamente”, detalha.

Mas para se chegar a este resultado de forma definida, efetiva e segura a linha é desenvolvida em equipamentos exclusivos para sua fabricação e que fazem parte de um sistema fechado contra a contaminação de agentes externos. Conta com criterioso padrão de qualidade dos ingredientes utilizados em cada lote fabricado e que é cuidadosamente avaliado. “Os níveis de metais pesados, dioxinas e PCBs são analisados para garantir a inocuidade dos produtos e segurança alimentar”, destaca Raquel.

O uso estratégico do Mintrex® permite para a indústria avícola desenvolver programas customizados, lançando mão da suplementação de Zn, Cu e Mn em conjunto ou em separado dependendo da estratégia. “Constata-se benefícios de Mintrex® e a possibilidade de fornecer uma nutrição mais eficiente, ou seja, melhores resultados com menor suplementação – redução e substituição, para a melhor qualidade intestinal; melhor conversão alimentar; maior quantidade e qualidade de carne e ovos produzidos; aumento do número de pintinhos de qualidade produzidos por ave alojada; e redução da excreção de minerais mirando a sustentabilidade das criações”, completa Especialista Sênior de Serviços Técnicos da NOVUS®.

Ela lembra que o Zinco, Cobre e Manganês são microminerais com múltiplas funções, agindo de maneira positiva na capacidade de absorção de nutrientes, redução do gasto energético decorrente da renovação celular, aumento da atividade enzimática, melhora da resposta imune, modulação positiva da microbiota intestinal e estímulo a efeitos sistêmicos que promovem melhor desempenho dos animais. “Mintrex® é uma ferramenta resultado de toda expertise da plataforma global de P&D e por toda sua ação exclusiva quando comparado aos minerais orgânicos tradicionais foi inserido no Programa Balance para auxiliar aos desafios na avicultura”, completa o Flavio Longo, Gerente de Serviços Técnicos LAS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.