Na Europa, ABPA destaca bem-estar no sistema produtivo brasileiro

Agronegócio

Na Europa, ABPA destaca bem-estar no sistema produtivo brasileiro

Brasil é responsável pelo suprimento de 4% da demanda do bloco por carne de frango
Por:
485 acessos

O vice-presidente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, participou de um grande debate sobre bem-estar animal durante o International Poultry Conference, organizado pela Associação Alemã de Avicultura (sigla ZDG, em alemão) na Eurotier 2016 (maior feira da produção animal mundial) nesta segunda-feira, em Hannover (Alemanha).

Na conferência com o tema “Bem-estar animal no comércio Internacional, valor ético fundamental ou obstáculo ao comércio”, Santin destacou o modelo brasileiro produtivo, que se utiliza em grande parte das condições naturais favoráveis para gerar conforto aos animais e obter ganhos produtivos.

“Conseguimos produzir com reduzido consumo energético e menores níveis de emissão de CO2 quando comparamos com a avicultura europeia.  Ao mesmo tempo, praticamos taxas de lotação de animais em galpões inferiores às praticadas pelos produtores europeus, o que atesta nossa referência e respeito ao bem-estar animal”, destacou na oportunidade.

Santin defendeu, ainda, a estratégia brasileira de atuação no mercado consumidor da União Europeia.  Atualmente, o Brasil é responsável pelo suprimento de 4% da demanda do bloco por carne de frango. 

“Não buscamos tomar mercados e impactar a produção local.  Nosso objetivo é complementar os espaços não ocupados.  Desta forma, mantemos nossa parceria de forma sustentável, auxiliando também na segurança alimentar da comunidade europeia”, completa Santin.

Mais de 400 espectadores acompanharam a apresentação, entre autoridades, produtores, importadores e jornalistas. Com Santin, estiveram presentes Paul Lopez, Presidente da Associação de Processadores e do Comércio Avícola na Europa (AVEC), Alex Thiermann, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e Michael Scanell, da Comissão Europeia (DG SANTE). 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink