Nacional Hereford e Braford já tem as Grandes Campeãs
CI
Agronegócio

Nacional Hereford e Braford já tem as Grandes Campeãs

O trabalho começou pela escolha das grandes campeãs hereford e polled hereford, apontadas pelo jurado uruguaio, Hector Bonomi
Por: -Silvano
Iniciado na manhã desta quarta-feira (29/09) o julgamento de classificação das raças hereford e braford galpão. O trabalho começou pela escolha das grandes campeãs hereford e polled hereford, apontadas pelo jurado uruguaio, Hector Bonomi.

A terneira Nova Aurora Anjo da Guarda 2005, do Condomínio Agropecuário Nova Aurora Anjo da Guarda levou a escarapela de grande campeã hereford e segundo os proprietários é uma terneira muito feminina e de bom comprimento, esta mesma terneira foi reservada de grande campeã na Expointer 2010. A reservada de grande campeã foi a vaca TEI 1933, também do Condomínio Nova Aurora Anjo da Guarda, animal cujo proprietário destaca a qualidade e boa quantidade de carne.

A polled hereford que ganhou o grande campeonato e também foi a Suprema das Raças, foi a vaca Topass Romeira 23, da Cabanha Touro Passo. Segundo Ricardo Pereira Duarte, a vaca premiada nesta Nacional foi bastante elogiada pelo jurado pela sua feminilidade e detalhes como a qualidade do úbere. “Para nós da Cabanha Touro Passo essa vaca é o modelo que seguimos e esse prêmio é a gratificação do trabalho desenvolvido na cabanha”, ressalta Duarte.

A reservada de grande campeã foi a terneira Mergulhona Rocky A003 da Fazenda Santa Terezinha de Santa Vitória do Palmar.

Na raça Braford a Grande Campeã, foi a vaca 38-7246, da Agropecuária Santa Ana que colhe o terceiro título em 2010, pois foi a grande campeã da Feicorte e grande campeã da Expointer 2010, além de ter sido premiada em 2009 na Exposição Braford do Mercosul e na Nacional realizada em Bagé. Segundo o jurado Martín Gil a vaca é extremamente feminina, tem grande capacidade carniceira e apresenta uma boa correção de aprumos. O jurado destacou também a área de olho de lombo do animal.

Segundo o proprietário, Miguel Augusto Bárbara, essa vaca já tem 3 terneiros nascidos de transferências de embriões, está com uma cria ao pé e em dezembro deste ano voltará para coleta.

Os julgamentos prosseguem durante a tarde quando serão julgados os machos hereford e braford. Os julgamentos podem ser acompanhados pela internet através do site www.jornalomomento.org.
As informações são da assessoria de comunicação da ABHB- Assossiação Brasileira de Hereford e Braford.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink