CI

Nanotecnologia verde é apresentada no Show Rural Coopavel

Destaque nesse campo do conhecimento fica por conta da tecnologia nanopigmentos magnéticos


Até o dia 8 de fevereiro o público visitante do 31º Show Rural Coopavel, que ocorre em Cascavel, no Paraná, poderá conhecer as mais recentes soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Laboratório de Nanotecnologia (LNANO) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). O destaque nesse campo do conhecimento fica por conta da tecnologia nanopigmentos magnéticos, recentemente lançada pela Embrapa em parceria com a empresa TecSinapse.

O desenvolvimento dos nanopigmentos magnéticos, em consonância com os princípios da química verde, que tem como um de seus pilares a preocupação com o meio ambiente, é uma das soluções desenvolvidas no LNANO. O processo de produção se dá por meio de rotas eco amigáveis, ou seja, com menor produção de resíduos e toxicidade, sendo que durante o processo é possível realizar a modulação das cores das nanopartículas magnéticas, conferindo-lhe novas propriedades.

Diferentemente de um pigmento tradicional em que a cor consiste na característica mais marcante, os nanopigmentos magnéticos, além da cor, respondem à aplicação de um campo magnético externo por meio de um imã, o que lhes dá novas características. 

Segundo o pesquisador Luciano Paulino, responsável pelo LNANO e que está presente no Show Rural Coopavel apresentando essa novidade, a tecnologia conta com novas propriedades, como ação antimicrobiana, podendo ser incorporadas aos nanopigmentos magnéticos de modo a expandir ainda mais a multifuncionalidade do produto.  “O uso desse material pode ocorrer em diversos setores, especialmente na agricultura, mas também na biomedicina, na farmacologia e até mesmo na indústria têxtil e cosmética”, diz Luciano.

No evento, considerado um dos um dos mais importantes do setor naquela região do Paraná, o emprego dos nanopigmentos em diferentes setores, bem como as possibilidades de parceria para o uso da tecnologia são tratados com Luciano Paulino e com a pesquisadora  Cinthia Bonatto, da empresa TecSinapse.

De acordo com informações da assessoria do evento, o Show Rural Coopavel tem 520 expositores e a expectativa de movimentação financeira é de cerca de R$ 2 bilhões. Apenas no comércio de Cascavel e cidades vizinhas, o evento vai injetar R$ 60 milhões, uma soma importante considerando que a mostra ocorre em apenas cinco dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.