CI

Não há solução para guerra comercial, diz economista

Uma das alternativas para os Estados Unidos seria o novo Acordo do Canadá e do México (USMCA)


O ex-economista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Joseph Glauber, afirmou que a guerra comercial travada entre a China e os Estados Unidos não tem uma solução imediata. Ele é pesquisador sênior no Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas Alimentares. 

Uma das alternativas para os Estados Unidos seria o novo Acordo do Canadá e do México (USMCA), que poderia substituir o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) se fosse aprovado pelo Congresso. "Acho que você poderia ouvir um suspiro coletivo de alívio de todos em 1 de outubro, quando foi anunciado que havíamos chegado a um acordo com o Canadá", comenta. 

Os EUA exportam cerca de US $ 40 bilhões em alimentos para o Canadá e o México, e esses países enviam uma quantia semelhante para os EUA, principalmente produtos sazonais, além de porcos do Canadá e de gado do México. Nesse cenário, Glauber disse que o novo acordo tem melhores maneiras de resolver disputas comerciais do que o antigo NAFTA. Além disso, o fato não coloca novas barreiras comerciais às exportações de alimentos existentes entre os três países.  

“O principal benefício é que ele preserva o acesso ao mercado para os agricultores dos EUA sob o antigo NAFTA e não criou novas barreiras sazonais às exportações - algo que os fazendeiros da Flórida queriam, mas se opunham aos produtores ocidentais de frutas e vegetais”, comenta. 

No momento em que as mudanças forem implementadas em 19 anos, a USMCA adicionará cerca de US $ 275 milhões em novas exportações de produtos lácteos, aves e ovos para o Canadá. "Você está falando de um aumento considerável, mas se você olhar para o mercado mundial em geral, é pequeno. Não vai ter um impacto muito grande nos mercados dos EUA", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.