CI

Não haverá recuperação da safra argentina

Governo deu mais prazos e eliminou travas para ajudar produtores


A esperança diminui drasticamente na Argentina em relação a produtividade de soja afetada pelo quarto mês seguido de seca sem nenhum sinal de melhor, disseram analistas e produtores à Reuters na segunda-feira.

A seca que destruiu os pampas argentinos desde a metade de Novembro forçou os analistas a repetidamente cortar as estimativas da temporada 2017/2018. As chuvas que estão previstas para os próximos dias não serão suficientes para restauras os campos em um dos verões mais secos do Hemisfério Sul.  

“A safra atual está morta em termos de produtividade”, contou German Heizenknecht, climatólogo da Consultoria de Climatología Aplicada. “As chuvas que estão vindo não ajudaram a soja ou o milho, mas poderiam melhorar as condições de plantio para o trigo, que começam em Maio”.

Dentro desse cenário, o presidente argentino, Maurício Macri, anunciou a anulação de diversos trâmites de pagamento de impostos para o produtor argentino, maiores prazos para dívidas e mais linhas de crédito para o produtor.

“É uma alegria estar novamente aqui, compartilhando que tem por crescer a família do campo. Vocês são o grande motor que tem a Argentina. Cada ano se renova o ciclo e a esperança, mas temos que recordar que este último ano foi difícil com inundações, incêndios e agora uma seca que seria a pior nos últimos 40 anos”, afirmou Macri na Expoagro, uma das principais feiras agropecuárias da Argentina que acontece em San Nicolás, província de Buenos Aires. A feira acontece de 13 a  16 de março.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.