Não li, não vi e não gostei - Por Luiz Marins

Coluna

Não li, não vi e não gostei - Por Luiz Marins

Pense nisso. Sucesso!
Por:
25 acessos

Paulo Francis, um famoso intelectual e jornalista brasileiro que residia em Nova Iorque e a quem tive o prazer de conhecer quando lá residia, dizia sempre que há pessoas que dizem “não vi e não gostei”.

Nestes tempos de redes sociais também conheço muitas pessoas que emitem opiniões fortes e decididas sobre o que não viram e não leram, repassando opiniões alheias sem nenhum juízo crítico.

Da mesma forma, conheço pessoas doutrinadas por ideologias radicais de esquerda ou de direita que nunca se dispõem sequer a ler e conhecer alguma coisa que não diga respeito ou não seja escrito pelos próprios ideólogos de sua seita.

Essas pessoas não leem e não gostam de opiniões contraditórias. Só leem aquilo que reforça o que já pensam, aparentemente com medo de serem convencidas por argumentos diferentes e terem que mudar de opinião. 

O desafio de viver num mundo com muita informação e com mudanças muito rápidas é o de manter a capacidade de ler, aprender, discutir e pensar com a própria cabeça. 

O desafio ainda maior é o de manter duas ideias contraditórias na cabeça e ainda assim reter a capacidade de raciocinar e funcionar. 

Para isso temos que ter honestidade intelectual para não emitirmos opiniões sem termos lido, pensado, analisado e decidido o que realmente pensamos e qual é a nossa opinião.

O que tenho assistido nas empresas e nos locais que frequento são discussões puramente emocionais, cheias de preconceito e às vezes pouco civilizadas, onde pessoas e grupos se acusam sem a menor fundamentação lógica, unicamente com base em posições ideológicas de todos os lados. O raciocínio lógico parece ter desaparecido. 

Pense se você também não está entre as pessoas que dizem “não vi, não li e não gostei” e preste atenção se você não está caindo no ridículo de ser considerado alguém intelectualmente fraco e sem opinião própria.

Pense nisso. Sucesso!
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink