Não teremos safra recorde este ano
CI
Agronegócio

Não teremos safra recorde este ano

Diz o agrônomo André Pessoa, da Agroconsult
Por: -Leonardo Gottems

O mercado reagiu positivamente ao relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) da semana passada, mas há ainda mais notícias que podem trazer uma tendência altista ao mercado, pelo menos no caso milho. Existem projeções conflituosas sobre o tamanho da safra 2013/2014 no Brasil. No entanto, a consultoria Agroconsult garantiu essa semana que as chuvas contínuas no Centro Oeste do país, junto com a seca nos estados do Sul, farão esta safra menor que a do ano passado.


Depois de uma expedição que percorreu mais de 60 mil quilômetros pelo Brasil, a consultoria anunciou que as lavouras de grãos brasileiras não serão maiores que 188,1 milhões de toneladas. Em 2013, a safra de grãos foi de 189 milhões de toneladas.

Haverá um aumento da produção de soja em 6%, para 86,7 milhões de toneladas, comparado ao ano passado, diz a estimativa. Anteriormente, o USDA e a Conab haviam previsto uma safra de soja de até 90 milhões de toneladas. Por outro lado, a produção de milho reduzirá em 10% para 71,2 milhões de toneladas (30 milhões no verão e 41,2 milhões de toneladas na safrinha).


"Padrões climáticos diferentes eram esperados para esta safra. Nós não teremos uma safra recorde. O Brasil não deve superar a produção dos EUA em 2014/2015", diz o agrônomo da Agroconsult André Pessoa ao Blog AgroSouth News.

Contrariamente ao que era esperado, a incidência da lagarta Helicoverpa Armigera não foi tão frequente. No entanto, a ferrugem, a instabilidade climática e a falsa medideira foram apontados como principais fatores para a a produtividade menor. "Os produtores se preocuparam demais com a nova resta e esqueceram de todo o resto", explica Pessoa em um comunicado de imprensa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink