CI

NASA quer analisar o brilho das plantas da terra

Técnica pode mostrar quais os locais que as plantas lidam melhor ou pior com as mudanças climáticas


A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) enviará um instrumento do tamanho de uma geladeira para a estação espacial, buscando medir o brilho das plantas da Terra. O instrumento, chamado Orbital-3 Carbon Observatory (OCO-3), estudará como os níveis de dióxido de carbono em nossa atmosfera flutuam no espaço e no tempo. 

De acordo com a NASA, esta informação é crítica, uma vez que a dependência da humanidade aos combustíveis fósseis é responsável pelo aumento drástico dos gases de efeito estufa. Mas um dos instrumentos que o OCO-3 usa para medir o carbono tem um objetivo separado. Ele também irá procurar por "fluorescência solar induzida", ou luz emitida por plantas que os seres humanos não podem ver. 

Esse brilho fraco permite que os cientistas vejam, do espaço, onde as plantas estão prosperando e como estão reagindo às mudanças climáticas. Embora não seja uma nova capacidade da NASA, o OCO-3 será, pela primeira vez, capaz de medir como a fotossíntese de plantas varia ao longo do dia nas florestas da América do Sul, África e Sudeste da África, regiões conhecidas como uma das mais importantes reservas de carbono do planeta. 

Como o nome sugere, o OCO-3 é uma continuação do OCO-2, um satélite lançado pela NASA em 2014 cuja missão era medir a concentração de dióxido de carbono na Terra. OCO-2 tem trabalhado nisso há quatro anos e meio, fornecendo um histórico consistente de CO2 e gerando importantes conhecimentos sobre como as plantas afetam o ciclo de carbono da Terra. 

Por exemplo, os dados da missão ajudaram os pesquisadores a descobrir que o El Niño 2015-2016, um evento climático que aumentou as temperaturas e alterou a precipitação global, fez com que os trópicos produzissem mais 2,5 bilhões de toneladas de carbono no ar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.