CI

NCR forma empreendedores em Brasília de Minas e Japonvar

Para capacitar produtores rurais dos municípios do Norte de Minas, o SENAR finalizou mais duas turmas do Programa Negócio Certo Rural.


Para capacitar produtores rurais dos municípios de Brasília de Minas e Japonvar, no Norte de Minas, o SENAR Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas, finalizou mais duas turmas do Programa Negócio Certo Rural, que visa orientar os produtores sobre administração e gestão de propriedades, visando o fortalecimento de atividades e do agronegócio na região.

Em Brasília de Minas, 24 pequenos produtores de leite, hortaliças e fabricantes de farinha participaram do programa; em Japonvar, foram 20 produtores de frutas, leite, hortaliças e feirantes. Eles receberam gratuitamente capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios e auxílio técnico para melhorias, tanto dos negócios existentes como na implantação de novas atividades.

A mobilizadora Almerisa Costa, do sindicato de Brasília de Minas, disse que o programa veio para reanimar os produtores, pois “eles estavam precisando de orientações, informações e direcionamento nos seus planos de negócio, e até orientações para descobrir as potencialidades de suas propriedades”. Em Japonvar, a meta dos produtores é melhorar a produção e expandir a comercialização.

Para Dirceu Fernandes de Aquino, que está diversificando as atividades na sua propriedade em Brasília de Minas, o curso foi de extrema importância, principalmente agora, que está se iniciando na produção de cachaça artesanal. ”Aprendi, o jeito certo de fazer as coisas, planejar e organizar a produção para não ter prejuízos”, disse.

Segundo o instrutor Leonardo Brant Maia, a metodologia do NCR visa orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio e gerenciar o empreendimento na sua propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscando informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios. Busca também motivá-lo para revitalizar sua propriedade ou descobrir novos empreendimentos.

Segundo o gerente regional do SENAR Minas em Montes Claros, Dirceu Martins, o Programa Negócio Certo Rural apresenta conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática do seu dia a dia na propriedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.