NE perde 280 mil postos de trabalho com proibição da queima da cana
CI
Agronegócio

NE perde 280 mil postos de trabalho com proibição da queima da cana

Setor solicita 15 anos para buscar alternativas
Por:
Cerca de 280 mil trabalhadores rurais perderão o emprego quando entrar em vigor a legislação que proibi o uso da queima da cana na região Nordeste. O número foi apresentado pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) na audiência pública do Supremo Tribunal Federal, nesta semana. O órgão de classe defende uma transição da legislação compatível com a realidade de adaptação do setor. O prazo defendido pelos canavieiros é de no mínimo 15 anos para a lei passar a valer.
 
A queima é utilizada na colheita da cana. A prática é indispensável nas áreas com declives médios porque as máquinas são incapazes de realizar a ação. Apenas 31% dos canaviais nordestinos apresentam área plana. “O fim da queima inviabiliza mais de dois terços da cultura na região”, diz o presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima. O dirigente informa que a eliminação das queimadas de canaviais localizados em pequenas propriedades e áreas com declividade superior a 12 graus aumentará o desemprego e inviabilizará grande parte das pequenas e médias propriedades.
 
Embora seja responsável por 12% da produção de cana no Brasil, o Nordeste emprega 35% de toda a mão de obra nele ocupada. “É preciso sensibilidade para evitar um caos na região, principalmente, porque a maioria dos trabalhadores é analfabeta e terá dificuldade de ser reaproveitado em outros setores”, diz Lima. Além do mais, lembra o dirigente, a colheita mecanizada ainda está longe de se tornar uma realidade compatível com a topografia acidentada da região. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.