CI

Negociações para criação da Alca devem ser retomadas


A retomada das negociações para criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) é uma das prioridades do segundo mandato do presidente George Bush, disse nesta terça-feira (25-01) o embaixador norte-americano no Brasil, Jonh Danilovich, após audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Para ele, é importante estabelecer um calendário de discussão entre todos os países envolvidos nesse processo para que chegar à formação de uma Alca unida e forte.

Danilovich disse que os Estados Unidos e o Brasil têm papéis importantes nesse processo por serem co-presidentes da Alca. Por isso, ele acha que os dois países não devem bipolarizar as discussões, até mesmo porque há outras nações envolvidas. Na avaliação do embaixador, temas como subsídios agrícolas, compras governamentais e propriedade intelectual não podem dominar as negociações. Essas questões, acrescentou, precisam ser resolvidas como parte de um pacote mais amplo.

O embaixador norte-americano acredita que é preciso haver flexibilidade para obter sucesso nos entendimentos para criação da Alca. “Essas negociações são difíceis, especialmente no que se refere à agricultura.” Ele destacou ainda que a participação do Mercosul é fundamental para alcançar êxito na formação da Área de Livre Comércio das Américas. Segundo ele, as discussões sobre a Alca estavam, adormecidas, mas antes disso tiveram avanços.

O comércio bilateral entre Brasil e EUA também foi tratado durante a audiência de Rodrigues com Danilovich. O embaixador lembrou que hoje os norte-americanos importam dez vezes mais do que exportam para o mercado brasileiro. “Temos relações muito fortes e interesses comuns.” De acordo com Danilovich, os dois países devem dar prosseguimento aos entendimentos no setor agrícola durante a reunião do Comitê Consultivo de Agricultura, de 14 a 18 de março, em Washington.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.