CI

Nematoide pede forma correta de coleta

A infestação de nematoides em Mato Grosso tem aumentado muito nos últimos anos.


A infestação de nematoides em Mato Grosso tem aumentado muito nos últimos anos. A coordenadora técnica do Laboratório de Nematologia da Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Neucimara Ribeiro, chama a atenção para a forma correta e o período ideal para coleta de amostras de análises nematológicas.


Neucimara explica que esse gênero de nematoide, apesar de ser o mais visto nas plantações, não é tão danoso como o de cisto, porém o produtor dever ficar atento porque o controle é mais difícil. "A partir do momento em que se tem um Pratylenchus na lavoura, todo o esquema de manejo fica mais complexo".

O controle de nematoides em culturas de escala, como a soja, deve procurar integrar vários métodos e apresentar baixo custo. A escolha da estratégia de manejo passa primeiramente por uma correta amostragem do solo para determinar quais nematoides (espécie e raças) estão presentes na área e monitorar os níveis populacionais desses parasitas.

Embora o método de controle de nematoide mais eficiente, barato e de melhor aceitação pelos produtores seja o uso de cultivares resistentes, muitas vezes estas não estão disponíveis e nem sempre os seus níveis de resistência são satisfatórios. Desse modo, outras estratégias de controle como a rotação/sucessão com uma cultura não hospedeira têm que ser adotadas.


Até 6 anos atrás a principal preocupação do sojicultor mato-grossense era com relação aos nematoides da galha (Meloidogyne spp) e de cisto da soja (Heterodera glycines). Atualmente, o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) também merece atenção especial, pois está amplamente disseminado no estado e o seu manejo tem sido extremamente complicado.

A Aprosmat oferece o suporte técnico para os produtores e profissionais da área, além de possuir um laboratório para a realização de testes de população de nematoides. "Oferecemos treinamento para grupos técnicos e com isso o profissional fica habilitado para reconhecer os sintomas e utilizar a metodologia de coleta de amostras de solo e raiz". Mais informações (66) 3623-4054.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.