CI

Nematoides causam prejuízo milionário

Os nematoides são responsáveis por prejuízo anual de US$ 4 bilhões na soja no Brasil


Foto: Marcel Oliveira

Os nematoides são vermes que atacam as raízes de plantas como a soja, causando baixo vigor da parte aérea com a dificuldade de retirar água e nutrientes do solo. Há vários gêneros de nematoides relacionados aos cultivos agrícolas. Os mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus.

Os prejuízos em uma lavoura infestada podem ser grandes. Segundo a fitopatologista da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Cláudia Arieira, que pesquisa o assunto há mais de duas décadas, o prejuízo anual pode ser US$ 4 bilhões na soja no Brasil. 

A especialista destaca que o mal é silencioso e costuma haver muitas áreas assintomáticas na lavoura em que os nematoides estão presentes, mas o produtor não percebe. A identificação é o primeiro ponto para o sucesso do manejo, que envolve uso de cultivares resistentes ou com menor fator de reprodução, controle biológico, cultural e químico. “O controle químico é muito importante, porque protege o sistema radicular no início do estabelecimento da soja”, ressalta.

Cláudia palestrou no programa de capacitação dos Embaixadores de Sementes Cotrijal. A responsável técnica da Unidade de Produção de Sementes da cooperativa, Marcela Lange Schiochet, avalia que entender o problema é essencial para ajudar o produtor na busca de soluções. “As Sementes Cotrijal já vêm tradadas com nematicida, condição essencial para a fase inicial do desenvolvimento da cultura”, afirma.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.