Neri Geller anuncia que o Brasil está livre da lagarta da maçã
CI
Agronegócio

Neri Geller anuncia que o Brasil está livre da lagarta da maçã

Praga foi detectada pela primeira vez em 1991 no país
Por: -Lucas Rivas

O ministro da Agricultura, Neri Geller, declarou a erradicação da praga Cydia pomonella, conhecida como lagarta da maçã em todo o Brasil. O anuncio foi dado nesta segunda-feira (05.05), em Vacaria, no Rio Grande do Sul.

Conforme Neri Geller, a erradicação tem relevância para o país. “Por ser uma praga severa, que atinge diversos países, como Uruguai, Estados Unidos e Argentina, esta é uma conquista importante da defesa sanitária vegetal brasileira”, ressaltou.

O Mapa instalou e monitorou mais de 10 mil armadilhas, que resultaram na captura de mais de 20 mil exemplares da praga. No total, cerca de 100 mil plantas hospedeiras foram erradicadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os dois estados representam 95% da produção nacional de maçã.

O Mapa irá revisar, agora, os requisitos fitossanitários de importação aos países exportadores de produtos considerados hospedeiros da praga e a elaboração de plano de contingência. 

Presença da lagarta da maçã foi registrada em 1991

A praga foi detectada no território nacional pela primeira vez em 1991 e a última captura ocorreu em novembro de 2011. Segundo a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV), as áreas produtivas podem ser declaradas livres da praga depois de dois anos da última ocorrência identificada.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink