Nesta quarta-feira acontece primeiro leilão de café arábica

Agronegócio

Nesta quarta-feira acontece primeiro leilão de café arábica

Serão comercializadas um milhão de sacas, com preço de exercício em R$ 303,50
Por: -Janice
449 acessos

Nesta quarta-feira, 15 de julho, acontece o primeiro leilão de contratos de opção de venda do café arábica safra 2009 promovido pelo Governo Federal. Serão comercializadas um milhão de sacas, com preço de exercício em R$ 303,50. O leilão vale apenas para o café arábica tipo 6, bebida dura para melhor, com até 86 defeitos, peneira 13 acima, admitido até 10% de vazamento, e teor de umidade de até 12,5% em sacas de 60 kg. Até a data de vencimento, em novembro, o produtor deve decidir se entrega o café ao Governo pelo valor estabelecido em contrato ou se vende o produto no mercado.

Para facilitar a venda do café pelos produtores capixabas, já que 10% do café arábica produzido no Estado são do tipo estabelecido pelo leilão, através da Portaria Interministerial 482, a Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), através de sua Comissão Técnica de Café, e a OCB/ES assinaram um documento solicitando a COOPEAVI - Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, para que a instituição faça a operacionalização do leilão no Espirito Santo e permita que os pequenos agricultores participem da ação.

Neste primeiro leilão serão oferecidos a comercialização de 10 mil Contratos de Opção de Venda de café arábica, correspondendo a um milhão de sacas. O cooperado poderá participar com, no máximo, quatro contratos (400 sacas), por CPF ou CNPJ. Mais quatro leilões ainda devem ser realizados este ano, para um total de 3 milhões de sacas. As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink