CI

Nexsteppe desenvolve tecnologia de ponta para análise de híbridos de sorgo

Com a tecnologia é possível obter os teores de diversos constituintes do sorgo, como açúcares, umidade, lignina, celulose, matéria-seca, entre outros


A Nexsteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro de matérias-primas sustentáveis para as indústrias de bioenergia, biocombustíveis e bioprodutos, acaba de desenvolver uma tecnologia para predição das características de seus diferentes produtos. O projeto Eagle, como é chamado pela companhia, é capaz de fornecer informações em tempo real através da análise de diversos constituintes do sorgo, que auxiliam no processo de seleção dedicada de seu germoplasma no programa de melhoramento e fornece informações da qualidade de seus híbridos no momento da colheita.

Com a tecnologia é possível obter os teores de diversos constituintes do sorgo, como açúcares, umidade, lignina, celulose, matéria-seca, entre outros. Tudo isso, graças a um robusto modelo de predição destes constituintes, desenvolvido pela equipe da Nexsteppe. A análise ocorre através da leitura da biomassa colhida com o método de espectroscopia do infravermelho próximo (NIR – “near infrared spectroscopy”), instalado em um equipamento na colhedora, sendo possível seu uso em escala de pesquisa, utilizado no programa de melhoramento de seus híbridos, como em áreas extensas, em escala comercial com seus clientes, trazendo informações em tempo real para agilizar processos de decisões e a segurança da qualidade de seus produtos.  
 
“O sorgo é uma cultura com grande variabilidade genética e fenotípica, apresentando ampla variedade de açúcares livres, níveis de umidade, teores de fibras, quantidade de amido, além de outros elementos constituintes. A Nexsteppe usa avançadas técnicas de melhoramento genético e tecnologias analíticas para desenvolver híbridos específicos para diferentes fins em bioindústrias”, afirma Ricardo Blandy, vice-presidente da Nexsteppe na América Latina.
 
Atualmente as linhas de produtos oferecidas pela Nexsteppe, incluem as categorias: Malibu – produção de etanol, Palo Alto – produção de biomassa e energia e Metano Alto – para biogás, cada produto é selecionado com características específicas para ser melhor adaptado para a indústria de interesse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.