CI

Nexsteppe e Massey Ferguson anunciam benefícios do enfardamento de sorgo

Com os testes fica comprovado o aumento do potencial de armazenamento



A Nexsteppe, empresa dedicada ao melhoramento genético pioneiro de sementes de sorgo e técnicas analíticas de cultivo, em parceria com a Massey Ferguson, fabricante e distribuidora de máquinas agrícolas, anuncia os resultados dos primeiros testes de enfardamento de sorgo Palo Alto realizados no Brasil.
 
Os principais benefícios verificados foram: a possibilidade de enfardar o sorgo biomassa utilizando mesmas máquinas empregadas no enfardamento e estocagem da palha de cana-de-açúcar, redução da umidade do sorgo para 19%, em comparação aos 40% do corte realizado com forrageira; redução de custos de transporte, devido à compactação da biomassa em fardos; e a potencial ampliação do tempo de armazenamento do Palo Alto. “Com esses testes, fica comprovado não apenas o aumento do potencial de armazenamento e o melhor uso das máquinas, mas também o pioneirismo nas pesquisas por soluções para uma cultura em expansão no mercado brasileiro”, diz o gerente de desenvolvimento agrônomo da Nexsteppe, Edson Corbo. Segundo ele, faz parte dos objetivos da Nexsteppe levar informações sobre o desenvolvimento adequado da cultura do sorgo Palo Alto ao mercado, além das sementes dedicadas às suas necessidades.
 
Durante o teste foi utilizado o híbrido Palo Alto 009, da NexSteppe. A colheita e o enfardamento foram realizados em três etapas: corte do sorgo biomassa no colo da planta (5 cm acima do nível do solo) com segadora de cinco discos de duas lâminas cada, usando um trator de 105 CV. Em seguida, para diminuir os custos do enfardamento, a palha do sorgo biomassa foi agrupada em espaços menores para otimizar a ação da enfardadora, processo conhecido como enleiramento.
 
A terceira e última etapa, o enfardamento, contou com a parceria estratégica das máquinas Massey Ferguson. A enfardadora retangular MF 2170 (fardos gigantes) compactou o material em fardos com dimensões de 2,4 x 1,4 x 0,90 metros amarrados por seis fios. Também foram produzidos fardos redondos com o equipamento MF 1745 (fardos cilíndricos). “O processo foi pioneiro, pois, até então, não tínhamos nenhuma outra companhia trabalhando com a Nexsteppe e com este tipo de cultura”, diz o gerente de marketing do produto - Colheitadeira/Fenação, Douglas Vincensi, da AGCO América do Sul, detentora da marca Massey Ferguson.

De acordo com Corbo, outros produtores já demonstraram interesse em replicar os resultados do teste de enfardamento em suas plantações. “Fizemos pequenos comentários sobre o teste e já tivemos uma procura maior do que esperávamos. Acreditamos que essa resposta reflete o momento do país e do mercado produtor de energia renovável, que aposta cada vez mais na biomassa dedicada como alternativa para produção de energia térmica limpa”, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.