CI

Nitrogênio orgânico tem papel fundamental na agricultura

"Solarização" é uma técnica relacionada a isso


Foto: Pixabay

Pesquisadores em uma colaboração liderada pelo RIKEN BioResource Science Center no Japão analisaram sistemas agrícolas usando uma abordagem multimídia e digitalizaram com sucesso as complexas interações entre plantas, micróbios e solo em um campo agrícola. Usando a nova abordagem, eles fizeram a descoberta surpreendente de que o nitrogênio orgânico desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento das plantas. 

Em 1840, o cientista alemão Justus von Liebig propôs que as plantas precisavam de minerais, principalmente nitrogênio, para crescer adequadamente. Então, no início do século 20, o desenvolvimento do processo Haber-Bosch possibilitou a produção de grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados, revolucionando a agricultura. No entanto, houve um preço. Os fertilizantes geralmente usam nitrogênio inorgânico, que se infiltra do solo na água e causa poluição. 

Em resposta a isso, várias maneiras de promover o crescimento das plantas sem fertilizantes prejudiciais estão sendo exploradas. Um é um método chamado "solarização do solo", que envolve a colocação de uma folha de plástico sobre um campo para reter o calor do sol. Isso aumenta a temperatura do solo e acredita-se que ajuda a prevenir ervas daninhas e parasitas que impedem o crescimento das plantas. No entanto, o mecanismo que promove o crescimento das plantas não é totalmente compreendido. 

Os resultados confirmaram estudos anteriores, mostrando que a área solarizada teve menos ervas daninhas e aumentou o peso da parte aérea da planta. As próprias plantas tinham características semelhantes, como teor de açúcar e formato das folhas, independentemente de terem sido cultivadas na área solarizada ou não, levando os pesquisadores a supor que a diferença estava relacionada à nutrição do solo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.