Níveis de CO2 devem ser maiores que em 3,3 milhões de anos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,632 (-1,41%)
| Dólar (compra) R$ 5,51 (-1,34%)

Imagem: Marcel Oliveira

CLIMA

Níveis de CO2 devem ser maiores que em 3,3 milhões de anos

A equipe estudou a composição química de fósseis minúsculos
Por: -Leonardo Gottems
97 acessos

Até 2025, é provável que os níveis atmosféricos de dióxido de carbono (CO2) sejam mais altos do que durante o período mais quente dos últimos 3,3 milhões de anos, segundo uma nova pesquisa realizada por uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, na Inglaterra. O trabalho foi publicado na Nature Scientific Reports. 

A equipe estudou a composição química de fósseis minúsculos, do tamanho de uma cabeça de alfinete, coletados de sedimentos oceânicos profundos no mar do Caribe. Eles usaram esses dados para reconstruir a concentração de CO2 na atmosfera da Terra durante a época do Plioceno, cerca de 3 milhões de anos atrás, quando nosso planeta tinha mais de 3 ° C de temperatura do que hoje, com calotas polares em níveis menores. 

O Dr. Elwyn de la Vega, que liderou o estudo, disse que “o conhecimento de CO2 durante o passado geológico é de grande interesse, porque nos diz como o sistema climático, as camadas de gelo e o nível do mar já reagiram anteriormente a altas concentrações de CO 2. Estudamos esse intervalo específico em detalhes sem precedentes, pois fornece ótimas informações contextuais para o nosso estado climático atual”. 

Para determinar o CO 2 atmosférico, a equipe utilizou a composição isotópica do elemento boro, presente naturalmente como uma impureza nas conchas do zooplâncton denominadas foraminíferos, ou "forame". Esses organismos têm cerca de meio milímetro de tamanho e gradualmente se acumulam em grandes quantidades no fundo do mar, formando um tesouro de informações sobre o passado climático da Terra. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink